AS MELHORES TÉCNICAS AUSTRALIANAS E EUROPÉIAS DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO, AGORA EM ARACAJU.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CASO CLÍNICO- HÉRNIA DE DISCO

1ª Sessão: O paciente S. B. M., 46 anos, com Diagnóstico Clínico de Hérnia Discal L5-S1 chegou ao consultório com um quadro doloroso muito intenso que irradiava da coluna lombar até o pé e apresentando um caminhar com claudicação (mancando) no membro inferior direito e com aversão ao uso de medicamentos devido ao seu desequilíbrio gástrico. Após uma Avaliação Fisioterapêutica detalhada, o paciente iniciou o tratamento. Nesse dia foi utilizado a técnica Maitland em Extensão Lombar, Tração Lombar por 10 minutos, onde logo após o paciente relatou que não havia mais a presença de dor. Logo assim, foi utilizado a técnica de Estabilização Segmentar, onde o mesmo relatou que no início da técnica sentiu incômodo discreto, mas no final já encontrava-se novamente bem e então foi orientado quando aos cuidados a serem tomados e a realizar exercícios prescritos através da Técnica Mckenzie.

2ª Sessão: O paciente relatou que passou o dia posterior bem, porém às 3:00hs da madrugada o quadro doloroso voltou a incomodar. Então foi realizado o mesmo tratamento da 1ª sessão com acréscimo da Técnica de Mobilização Neural do Nervo Ciático no limite suportável de dor e assim novamente relatou um conforto.

3ª Sessão: Relatou que as dores ainda o incomodava porém de forma muito menos intensa somente ao início da manhã, então além do tratamento mantido foi prescrito a Auto-Técnica do Mckenzie para Lombar no início da manhã e a cada 2 horas. Desta forma o paciente já se encontrava em condições de realizar a técnica de RPG (Reeducação Postural Global) onde atualmente encontra-se sem dor, sem fazer uso de medicamentos e realizando todas as orientações recomendadas.